(11) 3150-0900


Histórico Fenacef

Até 1985 existiam apenas as Associações do Ceará, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.

Com a criação de novas Associações, foi instituído o Conselho Nacional das Associações de Economiários Aposentados – C.N.A.E.A, embrião da atual FENACEF. A primeira reunião foi realizada em 23/04/86 e contou com a presença das seguintes Associações: Bahia, Ceará, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.

Nos anos seguintes foram criadas as demais Associações, sendo que a última a ser instalada, foi a de Alagoas, criada em 1995.

Com o crescimento do número de aposentados e pensionistas e com o sucesso alcançado pelos Simpósios, que já eram realizados desde 1979, foi deliberada pela Assembléia Geral Extraordinária realizada em 25/08/1992, a transformação do Conselho em Federação, passando a denominar-se Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal - FENACEF, com a aprovação, também, de seu primeiro Estatuto.

A FENACEF, que tem por objetivo principal congregar as Associações de Economiários Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal congregando 22 Associações – uma em cada Estado, ou no caso de Amazonas (Acre/Rondônia e Roraima), Pará (Amapá) e Goiás (Tocantins), uma para mais de um Estado – hoje representa legalmente os aposentados e pensionistas da CAIXA, tem Sede Própria em Brasília / DF, atua diretamente junto à CAIXA, junto à FUNCEF e junto ao INSS, além de, quando necessário, agilizar ações de interesse coletivo sem nenhum custo para seus filiados.

A FENACEF, a fim de dar apoio aos colegas que perderam vínculo com o Saúde-CAIXA ou com o extinto PAMS, criou e administra Plano de Saúde, de boa qualidade, junto à Sul América Seguros S. A. e que dá assistência a 5.035 colegas, independentemente de serem associados de Associações ou aposentados pela FUNCEF.

A estrutura da FENACEF é constituída de Assembléia Geral – 22 Associações –, de Conselho Deliberativo – 11 membros –, de Conselho Fiscal – 3 membros –, de Diretoria Executiva – Presidente, Vice e Secretário, de Coordenadorias de Comunicação, de Relacionamentos e de Ouvidoria.

A Diretoria funciona diariamente, o Conselho Deliberativo se reúne uma vez por mês e a Assembléia Geral é realizada quatro vezes ao ano.

As Coordenadorias e a Ouvidoria têm funcionamento permanente.

O Jornal da FENACEF é editado após a realização de cada Assembléia Geral.

Os Simpósios são coordenados e apoiados pela FENACEF, cabendo a organização à Associação do estado eleito para sua realização.

Os dirigentes, desde a criação do C.N.A.E.A.:

- 1986 a 1990: Alexandre Figueiredo Lopes dos Santos – Secretário Executivo

- 1990 a 1991: Fernando Cavalcanti Neves - Presidente / Carlos Levino Vilanova - Vice-Presidente

- 1991 a 2007: Décio de Carvalho – Presidente / Carlos Levino Vilanova – Vice-Presidente

- 2008 a 2012 : Décio de Carvalho - Presidente / Edgard Antonio Bastos Lima - Vice-Presidente

Saiba mais: Clique aqui

Fonte: SITE FENACEF